Economia

JBS suspende comércio de carne europeia após escândalo no continente

Polêmicas sobre carne de cavalo levam empresa brasileira a tomar a decisão. A líder mundial no processamento de carne bovina garante que não tem envolvimento na fraude

Agência France-Presse
postado em 19/02/2013 11:20
Rio de Janeiro - A empresa brasileira JBS, líder mundial do processamento de carne bovina, anunciou nesta terça-feira a suspensão da comercialização de carne europeia e explicou que não tem nenhum tipo de envolvimento na fraude com carne de cavalo que afeta o Velho Continente.

A JBS Toledo, escritório comercial da empresa brasileira na Bélgica, "não comercializará mais produtos europeus até que se restabeleça a confiança na segurança do sistema de fornecimento", informa a empresa em um comunicado.

[SAIBAMAIS]A suíça Nestlé, empresa líder no setor de alimentação mundial, anunciou na noite de segunda-feira a retirada das prateleiras da Espanha e Itália, dois países até então à margem do escândalo, de duas marcas de pratos prontos com carne bovina: Buitoni Beef Ravioli e Beef Tortellini.



A decisão foi provocada pela descoberta de traços de DNA de cavalo nos dois produtos de carne bovina, fornecida pela H.J Schypke, subcontratada alemã da JBS Toledo NV, segundo a Nestlé. Mas a JBS explica no comunicado que a Schypke "não pertence a seu grupo econômico nem mantém qualquer relação empresarial ou operacional com a empresa".

A empresa brasileira destaca que, no caso mencionado, "todo o processo operacional e logístico foi executado pelo produtor alemão, que enviava o produto diretamente ao cliente final". Também destaca que "não foi identificado caso algum de violação (de normas) em produtos fabricados pela própria JBS" e que nenhum de seus contratos foi alterado ou cancelado".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação