Economia

Empresa sueca Ikea suspende venda de almôndegas de carne em 15 países

Carnes são suspeitas de conter carne de cavalo. Escândalo que atingiu a Europa já dura há mais de duas semanas

Agência France-Presse
postado em 25/02/2013 12:53
Estocolmo - A gigante sueca de móveis Ikea, que também vende em suas lojas especialidades culinárias, anunciou nesta segunda-feira (25/2) que retira da venda em 15 países europeus as almôndegas de carne, suspeitas de conter carne de cavalo, após análises realizadas na República Tcheca.

"Levamos muito a sério este assunto e retiramos da venda os pacotes de um quilo de almôndegas de carne congelada na Eslováquia, República Tcheca, Hungria, França, Grã-Bretanha, Portugal, Itália, Holanda, Bélgica, Espanha, Chipre, Grécia e Irlanda, além da Suécia", disse Ylva Magnusson, porta-voz do grupo.



[SAIBAMAIS]Na Dinamarca, o produto também foi retirado das lojas, segundo o porta-voz da Ikea no país, Dorte Hjorth Harder. "Recebemos informações de que nossas almôndegas de carne podem conter carne de cavalo depois que uma análise deu positivo na República Tcheca", afirma a Ikea em um comunicado.

A empresa explica que os próprios controles não revelaram a presença de carne equina, mas que "naturalmente vai aprofundar as investigações". A Dafgaard, a empresa sueca que elabora as almôndegas de carne da Ikea, informou em um comunicado que analisa a situação e espera os resultados dos testes de DNA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação