economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Guido Mantega: "2013 será um pouco melhor do que foi 2012" No cenário imaginado pelo ministro, a nuvem de incertezas que ainda paira sobre a Europa deverá se dissipar com mais força em 2013

Deco Bancillon

Publicação: 22/03/2013 06:02 Atualização:

O governo está otimista quanto à retomada, em bases mais fortes, do comércio externo, que patina ano a pós ano desde o estouro da crise financeira global. Nas palavras do ministro da Fazenda, Guido Mantega, 2013 será “um pouco melhor” do que 2012, quando “praticamente não houve crescimento do mercado internacional”. Na verdade, segundo números citados pelo próprio ministro, houve um pequeno avanço de 0,7% no ritmo das trocas feitas entre países, um desempenho relativamente próximo ao registrado pelo Produto Interno Bruto (PIB) nacional, que se expandiu apenas 0,9% em 2012.

Em apresentação feita a senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Mantega citou uma projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI), para o qual haverá alta de 3,9% nas transações internacionais neste ano. Embora positivo, o número é ainda bastante inferior ao observado em 2010 e 2011, quando o comércio global teve altas expressivas de 19% e de 17,8%, respectivamente.

Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.