Economia

Endividamento das famílias é o maior desde julho de 2011, aponta CNC

Cartões de crédito, carnês e financiamentos puxam as dívidas do brasileiro. Pesquisa também indica que maioria das contas são assumidas em longo prazo

postado em 18/04/2013 11:57
O crescimento do número de postos de trabalho e o aumento real de 1,7% no salário, divulgados nessa quarta-feira (17/4) pelo Ministério do Trabalho, não conseguiram reduzir o nível de endividamento do brasileiro. Os consumidores registraram, em abril, o maior índice desde julho de 2011, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada nesta quinta-feira (18/04) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com o levantamento, 62,9% das famílias declaram ter algum tipo de dívida, 1,7 pontos percentuais a mais do que no mês passado. Em abril de 2012, o valor registrado foi de 56,8%.



[SAIBAMAIS]As dívidas são puxadas pelos cartões de crédito (76,6%), seguidos pelos carnês (20,5%) e financiamento de carros (12%), mantendo o padrão já registrado no ano passado. A maioria das contas, segundo a pesquisa, são assumidas em longo prazo: 30,1% delas por mais de um ano.

O percentual de famílias que estão com as contas em atraso ou não vão conseguir honrar com os compromissos também aumentou em relação à março: 21,5% - dois pontos percentuais acima do mês passado - estão inadimplentes. Outros 6,7% não terão condições de pagar, ante os 6,3% registrados em março.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação