Economia

Banco espanhol Bankia volta a ter lucros no primeiro trimestre

Lucros chegam a 72 milhões de euros no primeiro trimestre

Agência France-Presse
postado em 24/04/2013 15:45
Madri - Resgatado por uma ajuda europeia de 18 bilhões de euros em dezembro, o banco espanhol nacionalizado Bankia anunciou nesta quarta-feira (24/4) seus primeiros lucros após a reestruturação, de 72 milhões de euros no primeiro trimestre de 2013.

O grupo BFA-Bankia registrou lucro de 213 milhões de euros no mesmo período. O banco tinha sofrido uma perda histórica de 19,193 bilhões de euros em 2012 e o conjunto do BFA-Bankia, de 21,238 bilhões.

A situação crítica da entidade levou à zona do euro a anunciar em junho um plano de resgate do setor bancário espanhol que podia alcançar os 100 bilhões de euros apesar de a Espanha ter solicitado apenas 41,3 bilhões, que foram transferidos através do Fundo de Reestruturação Bancária (FROB).



Fortemente exposto ao setor imobiliário, abalado desde o estouro da bolha em 2008, o Bankia teve que ser nacionalizado no ano passado devido a suas dificuldades financeiras.

O banco recebeu 18 bilhões de ajuda da zona do euro no âmbito do resgate europeu e transferiu em dezembro, 22 bilhões de euros em ativos tóxicos ao Sareb, o "banco podre" espanhol criado para sanear o balanço financeiro das entidades do país.

A nova ação do Bankia, cujo valor despencou após a reestruturação, perdeu 0,79% na quinta-feira no fechamento, em 12,6 euros, em relação a um preço teórico de 17 euros em sua reintrodução na segunda-feira na bolsa de Madri.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação