Economia

Gado em comunidades indígenas recebe vacina contra febre aftosa

Os animais estão em áreas de fronteira com a Guiana, país que não tem dados oficiais sobre a doença, e a Venezuela, classificada como área de alto risco e onde há registros de casos

postado em 14/05/2013 18:25
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) começou a vacinar cabeças de gado contra a febre aftosa em comunidades indígenas no interior e nas marginais à Reserva Raposa Serra do Sol, noroeste de Roraima. Os animais estão em áreas de fronteira com a Guiana, país que não tem dados oficiais sobre a doença, e a Venezuela, classificada como área de alto risco e onde há registros de casos. O objetivo é imunizar 50 mil cabeças em 218 comunidades.

Cinco equipes de vacinação formadas por técnicos e veterinários cumprirão um cronograma de 40 dias. As comunidades receberão ainda orientações técnicas sobre manejo do rebanho e prevenção contra doenças. O processo está sendo coordenado pela Superintendência Federal de Agricultura em Roraima, vinculada ao ministério, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai). Segundo Luiz Cláudio Estrela, superintendente substituto de Agricultura no estado, o gado receberá a primeira dose agora e um reforço em seis meses. ;O objetivo é imunizar 100% dos animais nas comunidades;, diz.



De acordo com Estrela, principalmente as comunidades próximas a fazendas aprenderam a lidar com os rebanhos e sobrevivem de criações e plantações. ;Nós últimos 150 anos, eles aprenderam a lidar com o gado. Primeiro era o gado dos fazendeiros. Agora, são criações comunitárias;, explica. Estrela diz que a ação, que começou no último dia 9, contribuirá ainda para que Roraima seja reconhecido como estado livre da febre aftosa, uma vez que atualmente é considerado área de risco. Cerca de R$ 253 mil serão usados na operação para gastos com combustíveis e material de apoio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação