Economia

Menos de 44% dos portugueses sem trabalho recebe seguro-desemprego

O percentual equivale a 418,1 mil beneficiários entre as mais de 952,2 mil pessoas desempregadas no país. O valor médio pago foi 487,67 euros

postado em 17/05/2013 09:47
Lisboa - Menos de 44% das pessoas desempregadas em Portugal receberam em abril o seguro-desemprego. O percentual equivale a 418,1 mil beneficiários entre as mais de 952,2 mil pessoas desempregadas no país (correspondente a 17,7% da população economicamente ativa).

O valor médio pago foi 487,67 euros (R$ 1.316) e está abaixo do valor médio que era pago em abril de 2012, 501,13 euros (R$ 1.353). O valor do benefício depende das contribuições recolhidas antes do segurado perder o trabalho e da composição familiar dos beneficiários. De acordo com a legislação portuguesa, o prazo de concessão do seguro-desemprego também varia conforme o número de meses com registo formal de pagamentos para a Segurança Social e corresponde à idade do beneficiário.



[SAIBAMAIS]O desemprego massivo e as limitações da proteção social pesam sobre o orçamento das famílias, também comprometido com a redução de salários e aumento de impostos; o que pode acarretar endividamento. Segundo o Banco de Portugal (equivalente ao Banco Central no Brasil), no primeiro trimestre deste ano, mais de 691 mil pessoas em Portugal (quase 13% da população economicamente ativa) estavam inadimplentes em pagamento de empréstimos e prestações.

As dívidas para aquisição de imóveis contraídas antes da crise econômica são apontadas também como causas de empobrecimento em Portugal, sobretudo no caso da classe média. Conforme o economista Carlos Farinha, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, os especialistas já apelidaram de ;famílias sanduíche; os setores da população ;que não eram atingidos pela pobreza, mas que devido ao endividamento, da compra da casa, ficaram com um rendimento líquido assim como o dos pobres;.

Carlos Farinha assinala que, apesar de não haver ainda índices oficiais atualizados sobre o empobrecimento da população, há indicadores indiretos de ;alerta;, como o percebido na capital de Portugal por assistentes sociais nos rearranjos familiares que tornaram a casa de avós residência permanente de netos e filhos atingidos pelo desemprego.

Segundo ele, as empresas prestadoras de serviço público relatam ao Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa aumento dos domicílios com ligações elétricas irregulares e o crescimento do número de pessoas andando em transporte coletivo sem pagar. De acordo com o observatório, foram efetuados cortes de água em 11% dos domicílios no ano passado.

Além das concessionárias públicas, os prestadores de atendimento social observam mudança de comportamento e aumento de demanda por serviços em Lisboa. Esse é o caso das casas de acolhimento de idosos, dos alojamentos temporários, dos centros de ajuda alimentar e até dos centros de atendimento psiquiátrico que registram atendimento acima da capacidade instalada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação