Economia

Aliança do Pacífico cria fundo de investimento entre países do bloco

Cada país contribuirá U$ 250 mil dólares para o fundo, totalizando U$ 1 milhão de aporte inicial

postado em 23/05/2013 20:42
Bogotá - A 7; Cúpula da Aliança do Pacífico anunciou hoje (23) a criação de um fundo de investimento comum entre os países que compõem o bloco comercial (Chile, Colômbia, México e Peru). Cada país contribuirá U$ 250 mil dólares para o fundo, totalizando U$ 1 milhão de aporte inicial.

"A ideia é impulsionar as iniciativas que estão ocorrendo em cada um dos países-membros da aliança, especialmente as micro, pequenas e média empresas", explicou o ministro de Relações Exteriores do Chile, Alfredo Moreno.



Com a criação do fundo de cooperação o bloco pretende garantir a implementação de acordos nas áreas de meio ambiente, mudanças climáticas, inovação, ciência e tecnologia, micro, pequenas e médias empresas, desenvolvimento social e mobilidade acadêmica.

Durante a reunião de presidentes ocorrida hoje, em Cáli, na Colômbia, o grupo mencionou os avanços conseguidos com tratados comerciais, na abertura da embaixada comum em Gana, de escritórios comerciais em Istambul, na Turquia, e nos próximos meses em Casablanca, no Marrocos.

Além da criação do fundo, a Costa Rica, que aspira participar do bloco, assinou um tratado de livre comércio (TLC) com a Colômbia, cumprindo um requisito para fazer parte da aliança. O Panamá também deseja fazer parte do grupo.

Durante o encontro encerrado hoje, a Colômbia assumiu a presidência pro tempore da Aliança do Pacífico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação