Economia

Governo argentino estatiza ramal ferroviário da brasileira ALL

Com mais de oito mil quilômetros de rede ferroviária, a ALL Argentina é a primeira operadora do país em extensão e a segunda em volume de carga transportada

Agência France-Presse
postado em 04/06/2013 18:31
Buenos Aires - O governo argentino rescindiu o contrato de concessão para o serviço ferroviário de cargas explorado pela empresa brasileira América Latina Logística (ALL), que passa pelos portos das cidades de Rosario e Buenos Aires, anunciou nesta terça-feira (4/6) uma fonte ministerial.

O ministro do Interior e Transporte, Florencio Randazzo, explicou em coletiva de imprensa que a decisão da rescisão foi tomada por "graves descumprimentos no contrato de concessão".

Com mais de oito mil quilômetros de rede ferroviária, a ALL Argentina é a primeira operadora do país em extensão e a segunda em volume de carga transportada: mais de 5 milhões de toneladas anuais, diz a empresa em seu site oficial. A ALL operava duas das redes ferroviárias de carga mais importantes do país.

A primeira se estende das províncias de Mendoza e San Juan (ambas no oeste), passando pelas de San Luis e Córdoba (centro), depois pela zona de Rosario, onde funciona o maior porto de escoamento de cereais do país, terminando na capital argentina.



A segunda linha une as províncias de Misiones, Corrientes e Entre Ríos, no nordeste do país e chega ao Paraguai, Uruguai e se une com a rede ferroviária da ALL no Brasil. Ambos os ramais serão operados pela empresa Belgrano Cargas, que foi recentemente estatizada, segundo o ministro.

Randazzo também anunciou a rescisão do contrato do Trem da Costa, um serviço de passageiros que percorre a costa do Rio da Prata, entre a capital argentina e sua periferia norte.

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