Economia

Ameaças de guerra comercial entre China e Europa geram temor

Escalada dos conflitos econômicos poderia ter consequências imprevisíveis, já que a UE é o mercado mais importante para exportações chinesas

Agência France-Presse
postado em 05/06/2013 09:33
Pequim - A China abriu nesta quarta-feira uma investigação para analisar a concorrência desleal nas importações de vinho da União Europeia (UE), depois que o bloco anunciou taxas de importação aos painéis solares chineses. As medidas geram o temor de uma guerra comercial entre dois dos maiores mercados do planeta.

[SAIBAMAIS]"O governo chinês começou um procedimento de investigação antidumping e antissubsídios dos vinhos da União Europeia", informou Shen Danyang, porta-voz do ministério chinês do Comércio.

A agência oficial do país, Xinhua, já havia advertido que as taxas "punitivas" impostas pela UE aos painéis solares não gerariam "uma resposta amistosa por parte da China" e que poderiam, inclusive fazer, "descarrilar" as relações bilaterais.

Esta preocupação também existe entre os europeus, já que a Alemanha, maior economia do bloco, considerou nesta quarta-feira que a Comissão Europeia (poder executivo da UE) havia cometido um "grave erro" ao impor maiores impostos à China.



"A Alemanha sempre disse claramente que nosso governo prioriza o diálogo e não o confronto", declarou o ministro alemão da Economia, Philipp R;sler, à rede de TV ARD.

Pequim já havia tomado medidas contra produtos europeus em outras ocasiões, como respostas a investigações ou a aumento de taxas para os produtos chineses. Em 10 de maio, a China começou uma investigação sobre os tubos sem emenda importados da UE, Japão e EUA, dois dias depois da Comissão Europeia ter estudado uma primeira proposta de impor taxas de importação aos painéis solares da China.

"O conflito está aumentando" e em parte isso se deve ao excesso da capacidades produtiva da China em certos ramos, afirmou Yao Wei, economista do banco Société Générale, em Hong Kong.

Uma escalada dos conflitos econômicos poderia ter consequências imprevisíveis, já que a UE é o mercado mais importante para exportações chinesas, ao mesmo tempo em que a China é o segundo mercado mais importante da UE (depois dos EUA).

As exportações de vinhos e licores europeus para a China equivalem a 1,3 bilhão de dólares por ano. O país mais afetado por eventuais sanções seria a França, com 140 milhões de litros exportados em 2012 para a China, o que equivale a um total de 788 milhões de dólares, segundo dados da alfândega chinesa.

O presidente francês, François Hollande, pediu nesta quarta-feira uma reunião dos 27 Estados da UE para ajustar os pontos de vista nas negociações comerciais com a China.

O novo ciclo de hostilidades comerciais começou com a decisão europeia de aumentar as taxas aos painéis solares chineses, que, segundo a Comissão de Bruxelas, ameaçam o setor na Europa ao vender esses produtos em preço até 88% inferior.

Em uma primeira fase, até agosto de 2013, os impostos serão de 11,8%. A partir de então - se não houver um acordo - passarão a uma média de 47,6%.

"A China se opõe firmemente a pressões exercidas pela Europa através de impostos injustos a produtos fotovoltaicos chineses", afirmou Shen Danyang.

"Isso se parece cada vez mais com uma guerra comercial", comentou Tao Jingzhou, do escritório de advocacia Dechert LLP China. Segundo o analista, a tática adotada pela China pode ser improdutiva para a sua própria economia, a menos que "as relações de força" entre os 27 membros da UE se modifique. A Comissão Europeia adotou a decisão contra a vontade da Alemanha e de outros 17 países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação