Economia

Turismo prevê expansão menor este ano; faturamento deve crescer 7,5%

De acordo com a pesquisa da Pacet, divulgada nesta quinta-feira, no ano passado a expectativa de faturamento foi de 13,1%

Rosana Hessel
postado em 06/06/2013 12:06
As 80 maiores empresas do setor do turismo estão prevendo um crescimento menor para 2013 do que o ocorrido em 2012, ano em que o Produto Interno Bruto (PIB) avançou apenas 0,90%. A expectativa de aumento de faturamento é de 7,5% este ano contra 13,1% no ano passado, de acordo com a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), encomendada pelo Ministério do Turismo para a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgada nesta quinta-feira (6/6) pelo chefe da pasta, Gastão Vieira.

[SAIBAMAIS]A maioria dos economistas do mercado nacional e internacional já cortaram suas projeções do PIB para este ano e elas ficam agora entre 2% e 2,5%. O responsável pela pesquisa, Luiz Gustavo Barbosa, da FGV, destacou que as expectativas dos empresários do setor do turismo acabam sendo menores do que o resultado apurado, tradicionalmente. ;O setor é conservador em suas expectativas. Não é nenhum exercício e sempre houve uma expectativa inferior ao que acontece no ano. Não diria que seria uma desaceleração. Diria que o setor projeta uma expectativa em função do PIB do país;, disse. No ano passado, segundo ele, a expectativa era de 11,3%, mas o setor cresceu 14,2%.



De acordo com estudo, as empresas ouvidas relataram que pretendem contratar mais. O quadro de funcionário deverá ter um aumento 4,1% nos nove setores pesquisados, como agências de viagens, companhias aéreas, redes hoteleiras e locadoras de veículos. A pesquisa aponta que os preços setor registraram alta de 9,6% e a expectativa apurada para 2013 indica uma elevação de preços de 3,8%, abaixo inclusive da estimativa para a inflação oficial, de cerca de 6%. Os custos também devem continuar crescendo, mas em ritmo menor 4,7% este ano contra 12% no ano passado. ;; O importante dessa pesquisa são as muito boas expectativas que os empresários têm para 2013. "Em 2012, os custos superaram a inflação e agora percebemos que a receita liquida bateu o custo e o número de empregos subiu;, destacou o ministro.

Os empresários ouvidos apostam na retomada da economia brasileira, na estabilidade econômica e da maior exposição do país diante na mídia internacional em função dos grandes eventos esportivos, como Copa das Confederações este ano, Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas, em 2016. Todos os ramos ouvidos declararam que pretende investir, em média 13,3% do faturamento neste ano e 93% das empresas ouvidas apostam em significativa ampliação nos negócios neste ano.

Panorama

Crescimento do setor em 2012 em%

Faturamento 13,1
Preços 9,6
Custos 12,0
Quadro de pessoal 4,1

Perspectivas para 2013
Em%
Faturamento 7,5
Preços 3,8
Custos 4,7
Quadro de pessoal 3,0

Perspectivas para 2013
Em%
Faturamento 7,5
Preços 3,8
Custos 4,7
Quadro de pessoal 3,0

Fonte: Ministério do Turismo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação