Economia

CMN deve deliberar sobre financiamento do Funcafé até semana que vem

Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, os recursos vão ajudar a tirar dez milhões de sacas de café do mercado, com estocagem

postado em 17/06/2013 13:20
O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve se reunir extraordinariamente até a próxima semana para aprovar os votos que liberam os recursos para linhas de financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), disse nesta segunda-feira (17/6), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade.

Segundo o titular da pasta, os recursos vão ajudar a tirar dez milhões de sacas de café do mercado, com estocagem. ;Vai ajudar bastante [a aprovação do Funcafé], vai enxugar o mercado, os preços vão aquecer e voltar ao normal. Vamos ter esse dinheiro muito em breve;, disse. A linha de financiamento tem orçamento estimado em R$ 3,180 bilhões. O setor aguarda a definição da divisão do montante.

[SAIBAMAIS]O diretor executivo da Organização Internacional do Café, Robério Oliveira Silva, elogiou a política de governo de sustentação do preço do café. ;Sem sustentabilidade econômica, o produtor não vai ter condições para ter sustentabilidade ambiental. Há volatilidade muito grande de preço. Temos que criar condições para ajudar produtores a encontrar preços justos e remunerativo para o café;, opinou.



O presidente executivo do Conselho Nacional do Café, Silas Andrade, avalia que a liberação da linha de financiamento vai gerar menos ;especulação em relação aos recursos;. ;Se tivermos política ordenada, vamos sim, recuperar os preços no Brasil, com certeza. O governo está ciente desses valores, esperamos a apreciação do voto para que haja menos especulações aos recursos disponibilizados para safra do café;, comentou.

As autoridades participaram da abertura das comemorações dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC), que ocorre durante todo o dia, no Instituto Rio Branco, em Brasília. Os debates avaliam as cinco décadas de atuação da entidade, seus atuais desafios e temas relevantes da cafeicultura brasileira, como a agregação de valor do café nacional e opções de financiamento da produção.

Atualmente, o Brasil é o primeiro produtor e exportador mundial de café e segundo consumidor mundial. Entre os dias 9 e 13 de setembro, Belo Horizonte será sede da rodada de reuniões e a celebração do cinquentenário da OIC, no qual vão participar chefes de estado de outros países produtores e consumidores de café, além dos representantes da cadeia produtiva do produto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação