Economia

Milhares de pessoas aclamam adesão da Croácia à União Europeia

"Bem-vindos à União Europeia", exclamou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso

Agência France-Presse
postado em 30/06/2013 20:25
Enquanto fogos de artifício iluminavam o céu de Zagreb, dezenas de milhares de croatas em todo o país aplaudiam, a 0h desta segunda-feira, a adesão de seu país à União Europeia (UE), 22 anos após a proclamação de sua independência da antiga Iugoslávia.

[SAIBAMAIS]"Bem-vindos à União Europeia", exclamou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, à multidão reunida em Zagreb, pouco antes que "A Ode à Alegria", de Beethoven - hino da UE -, consagrasse a integração da Croácia como 28; membro do bloco europeu.

"Esta é uma noite histórica. Vocês devolveram a Croácia a seu lugar legítimo no coração da Europa", acrescentou. Em seu discurso, o presidente croata, Ivo Josipovic, convidou a população ao otimismo.



"Não deixemos que a nuvem da crise econômica ensombreça o nosso otimismo. A crise é um desafio, um convite a fazer com que amanhã seja um dia melhor do que hoje", disse.

Em três palcos montados na praça central de Zagreb, mais de 700 artistas, cantores, músicos e bailarinos se apresentaram diante de uma multidão. Celebrações semelhantes aconteceram nas cidades de Split e Dubrovnik, bem como em Varazdin e Riejka.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação