Economia

Cade cumpre mandados de busca e apreensão de cartel em licitações de metrô

Alguns dados, como os nomes das empresas são confidenciais, segundo o superintendente do Cade, Carlos Ragazzo

postado em 04/07/2013 20:06

Com base em uma investigação de suposto cartel de licitação para aquisição de carros de trens, manutenção e construção de linhas de trens e metrôs, chamada Operação Linha Cruzada, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) cumpre na noite desta quinta-feira (4/7), 13 mandados de busca e apreensão em empresas de Brasília, São Paulo (capital), Diadema e Hortolândia, ambas cidades paulistas.

A denúncia de um dos participantes do esquema deu início à operação. O inquérito apura se as empresas participaram de acordos ilícitos para tirar vantagens em licitações e sistemas para metrôs e trens no Brasil. O objetivo do grupo era dar a idéia de uma livre concorrência e com isso obter resultados com preços superiores ao de contratações normais.

A operação deve terminar ainda hoje e alguns dados, como os nomes das empresas são confidenciais, segundo o superintendente do Cade, Carlos Ragazzo. "Essa investigação não é criminal, mas civil. Vamos apurar as informações, entrar nas empresas e verificar documentos eletrônicos e físicos", explicou ele.

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), esses cartéis ganham de 10 a 20% a mais nas negociações. A Operação Linha Cruzada é realizada com a Polícia Federal. No total, 139 técnicos entre oficiais de justiça, servidores do Cade, delegados e agentes da PF participam do caso. O metrô do DF informou que ainda está analisando o caso. A CPTM e o metrô de São Paulo não se pronunciaram.

Documentação
Toda a papelada apreendida deve ser analisada e se for confirmado o cartel, um processo administrativo será instaurado. Pelo menos seis licitações teriam sido alvo do crime:

- Construção da linha 5 (fase 1) do metrô de São Paulo;
- Concorrências para a manutenção dos trens das séries 2000, 3000, e 2100, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM);
- Manutenção do metrô do Distrito Federal;
- Extensão da linha 2 do metrô São Paulo;
- Projeto Boa Viagem da CPTM, para a reforma, modernização e serviço de manutenção de trens;
- Concorrências para aquisição de carros de trens pela CPTM, com previsão de desenvolvimento de sistemas, treinamento de pessoal, apoio técnico e serviços complementares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação