Economia

BP é acusado de manipular preços de gás nos Estados Unidos, diz FERC

Um relatório da FERC diz que o esquema foi descoberto por meio de uma ligação telefônica gravada entre dois operadores

Agência France-Presse
postado em 05/08/2013 20:01
NOVA YORK - O organismo regulador norte-americano da energia (FERC na sigla em inglês) propôs nesta segunda-feira (5/8) multar o gigante petroleiro BP em 28 milhões de dólares, acusado de manipular os preços do gás natural em 2008.

A Comissão Federal que regula o setor energético disse que um grupo de operadores que trabalhavam para o BP America no Texas realizaram uma série de operações no final de 2008 com as quais perderam dinheiro deliberadamente, como parte de um "esquema de manipulação" para fixar preços e aumentar os lucros.

Um relatório da FERC diz que o esquema foi descoberto por meio de uma ligação telefônica gravada entre dois operadores, realizada depois de um alto executivo da BP expressar sua preocupação sobre a pertinência das operações realizadas.



Segundo a FERC, a operação buscou manter artificialmente durante quase dois meses uma grande diferença de preços em dois pontos no sudeste dos Estados Unidos, que subiram, inicialmente, devido a problemas no mercado causados por um furacão.

Isso aumentou significativamente os preços dos contratos negociados pela equipe de operadores, disse o relatório, resultando em um lucro de cerca de 800.000 dólares para a BP.

A gravação da chamada foi "suficiente para entender o esquema de manipulação da equipe do Texas", conclui o documento da FERC. Além da proposta de multa de 28 milhões de dólares, a BP deve devolver os 800.000 dólares, segundo a FERC.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação