Economia

Natura volta ao ranking das 10 empresas mais inovadoras do mundo

Outras duas empresa brasileiras aparecem entre as 100 incluídas na lista da Forbes: o grupo de alimentos e bebidas BRF e o conglomerado especializado na distribuição de combustíveis logística Ultrapar Participações

Agência France-Presse
postado em 14/08/2013 13:36
Nova York - A brasileira Natura retornou ao seleto grupo das 10 empresas mais inovadoras do mundo, segundo a lista anual divulgada nesta quarta-feira (14/8) pela revista Forbes, que é dominada pelos Estados Unidos. Outras duas empresa brasileiras aparecem entre as 100 incluídas na lista da Forbes: o grupo de alimentos e bebidas BRF (39; lugar) e o conglomerado especializado na distribuição de combustíveis logística Ultrapar Participações (55;).

O ranking é liderado pela Salesforce.com, empresa de armazenamento de dados na internet para empresas, com sede em São Francisco, que permanece no primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo. Em seguida aparecem outras empresas americanas: a biofarmacêutica Alexion Pharmaceuticals (2;), a também fornecedora de serviços de "computação na nuvem" VMware (3;) e a biofarmacêutica Regeneron Pharmaceuticals (4;).



A primeira empresa não americana da lista é britânica ARM Holdings, dedicada a microprocessadores e software, no quinto lugar. A Natura Cosméticos, que atua no setor de produtos de beleza, higiene pessoal e fragrâncias, aparece na 10; posição da lista, depois de ter ficado de fora no ano passado.

Presente em vários países latino-americanos e europeus, com vendas de 3,1 bilhões de dólares segundo a Forbes, a Natura apareceu em oitavo lugar em 2011.

Fundada em 1969 e presente em vários países latino-americanos e europeus, com valor de mercado de 10,54 bilhões de dólares, segundo a Forbes, a Natura apareceu em oitavo lugar em 2011.

Quanto à BRF, surgida em 2009 a partir da fusão da Sadia e Perdigão e presente em mais de 120 países com um valor de mercado de 19,25 bilhões de dólares, avançou quinze posições na lista.

Já a Ultrapar Participações, que não apenas distribui combustíveis por meio das estações de serviço Ultragaz e Ipiranga, mas também gás liquefeito a 10 milhões de lares, manteve a mesma posição do ano passado. A Ultrapar tem um valor de mercado de 11,4 bilhões dólares e conta com cerca de 9.000 funcionários.

Uma lista sem o Facebook

Para serem incluídas na lista, as empresas precisam ter um histórico de sete anos de dados financeiros públicos, valor de mercado de mais de 10 bilhões de dólares e um piso de investimento no setor de pesquisa e desenvolvimento.

Esta é a razão pela qual a rede social Facebook não aparece no ranking, enquanto a Apple está apenas na 79; posição.

A lista não considera bancos, companhias de mineração ou do setor de energia, cujo valor de mercado está mais ligado ao preço das matérias-primas que à inovação.

Das potências emergentes BRICS, além do Brasil, a China possui cinco empresas na lista e a Índia, três. Os outros dois países do grupo, Rússia e África do Sul, não aparecem na lista.

Um total de 36 empresas europeias estão presentes, entre elas a espanhola do setor de biotecnologia Grifols (25; lugar).

Os Estados Unidos aparecem 39 vezes e o Japão ocupa o segundo lugar com 11 empresas, superando de forma individual os europeus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação