Economia

Inadimplência registra alta de 0,72% no mês de agosto, aponta SPC

Em relação a vendas, foi registrada a primeira queda no ano, retraindo 0,62%

postado em 10/09/2013 15:43
A inadimplência no comércio no mês de agosto cresceu 0,72%, em comparação com o mesmo periodo no ano passado, informou nesta terça-feira (10/9) a Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) com base em dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Ainda de acordo com os dados apresentados, as vendas retraíram pela primeira vez no ano, registrando queda de 0,62%.

Os economistas do SPC avaliam que, ainda que os números de agosto sinalizem uma interrupção da queda da inadimplência, a alta de 0,72% é moderada. A projeção dos especialistas da entidade é que a inadimplência registre novas altas pelos próximos meses e comece a recuar com a proximidade das festas de final de ano, período em que tradicionalmente há uma maior recuperação de crédito.

Quando comparada com julho, a taxa de inadimplência, que mede o atraso de pagamentos superiores a 90 dias, avançou 1,34%.



Em relação as vendas, na avaliação de economistas do SPC, o brasileiro está com o "pé no freio" quando o assunto é consumo. O principal fator responsável pela leve retração das vendas em agosto é a falta de confiança do consumidor, que tem evitado tomar crédito para não comprometer ainda mais o orçamento familiar com novas despesas.

De acordo com a CNDL e o SPC, o estudo apresentado nesta terça-feira (10/9) leva em consideração mais de 150 milhões de consumidores cadastrados em 1,2 milhão de pontos de vendas espalhados por todo o Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação