Economia

Compra da casa própria pode pesar mais no bolso dos brasileiros

postado em 22/09/2013 08:10
Por melhores que sejam os argumentos dos trabalhadores em relação às perdas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o matemático José Dutra Vieira Sobrinho, especialista em finanças, ressalta que há muitas implicações por trás da mudança no rendimento do fundo, da Taxa Referencial (TR) para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) além dos 3% anuais, como pleiteiam os sindicalistas. A principal delas é o financiamento da casa própria, também atrelado à TR.


[SAIBAMAIS] Esse, inclusive, é o argumento mais usado pela Caixa Econômica Federal, que administra o FGTS, na hora de rebater os pedidos dos trabalhadores por correção maior nos saldos do fundo. ;A substituição da TR por outro indicador levará automaticamente à atribuição desse mesmo índice aos contratos firmados pelo FGTS, gerando impacto diretamente para as condições contratuais do financiado final da moradia, o mutuário do Sistema Financeiro da Habitação ; SFH;, diz a instituição, em nota.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação