Economia

Fed investiga movimentos nos mercados antes de comunicado do FOMC

A decisão surpreendeu os mercados, que esperavam que o Fed diminuísse suas compras de títulos do Tesouro e hipotecários de US$85 bilhões mensais

Agência France-Presse
postado em 25/09/2013 20:33
O Federal Reserve(Fed, banco central dos EUA) investiga a forma que foi divulgado o comunicado de imprensa de seu Comitê de Política Monetária (FOMC) na semana passada, por causa de movimentos suspeitos nos mercados, informou o organismo.

"Conversaremos com alguns meios (de comunicação) para garantir que nossos procedimentos (de divulgação) sejam entendidos", disse nesta quarta-feira um porta-voz do banco central.

A instituição quer saber se uma informação divulgada antecipadamente provocou consideráveis movimentos, em particular sobre o ouro, dois minutos e meio antes da hora oficial da publicação do comunicado do FOMC, que manteve a política monetária da instituição inalterada.

A decisão surpreendeu os mercados, que esperavam que o Fed diminuísse suas compras de títulos do Tesouro e hipotecários de US$85 bilhões mensais.

"Foi uma variação substancial sobre (o preço) do ouro dois minutos e meio antes (da divulgação do comunicado) e partiu de Chicago", afirmou à AFP, Eric Hunsader, fundador da Nanex, que faz análises de informações em tempo real. "Nova York reagiu seis milésimos de segundo depois", acrescentou.

"Foi tão importante que me surpreendeu e enviei um tuíte para dizer que alguém estava ciente", informou.

A Nanex não foi diretamente contactada pelo Federal Reserve, mas afirma que seu site foi consultado.

Para este especialista, os movimentos parecem estar ligados a dados carregados anteriormente nos computadores dos corretores, de alta frequência, que deviam executar as operações na hora prevista.



"Se não, alguém tinha a informação antes, mas isso seria uma teoria conspirativa. De uma forma ou de outra forma, a informação estava nos mercados antes das 14H00", concluiu.

Os computadores de alta frequência utilizam potentes algoritmos e ultrarápidos para detectar e derrubar, a seu favor, pequenos movimentos dos mercados em milésimos de segundo.

Segundo Hunsader, os primeiros movimentos sobre o ouro nesse dia foram acompanhados, às 14H00 em ponto, por "importantes movimentos em todos os níveis: instrumentos financeiros a futuro, metais preciosos, soja, milho, ações".

O Fed lembrou que os meios de comunicação "que recebem informações embargadas, se comprometem por escrito a não divulgá-las antes da hora".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação