Economia

Estivadores ocupam terminal e dois navios no Porto de Santos

Os trabalhadores protestam contra a contratação com vínculo empregatício

postado em 25/09/2013 23:59
Estivadores ocuparam na noite de hoje (25) o terminal da Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) no Porto de Santos e dois navios atracados. Segundo o Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão (Sindestiva), os trabalhadores protestam contra a contratação com vínculo empregatício. A companhia pretende adotar o modelo após receber decisão favorável da 1; Vara do Trabalho de Santos sobre uma ação movida pelo sindicato.

O sindicato argumenta que a contratação vai beneficiar apenas uma pequena parte da categoria e deixar os demais sem trabalho. Por meio de nota, a Embraport defendeu a contratação com assinatura da Carteira de Trabalho. ;A nova Lei [dos Portos] prevê contratações com as vantagens e a segurança da CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], além de outros benefícios a critério das empresas, extensivos inclusive às famílias dos trabalhadores, como vem oferecendo a Embraport, maior terminal privado de contêineres do país.;, diz o comunicado.

Os estivadores haviam ocupado o terminal da Embraport e um navio com a mesma reivindicação no dia 11 de julho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação