Economia

FMI e União Europeia anunciam pausa em negociações com a Grécia

Credores da Grécia devem decidir o desbloqueio de uma nova parcela de ajuda, no marco do plano de resgate do país, acordado na primavera e que se eleva a 170 bilhões de euros

Agência France-Presse
postado em 29/09/2013 16:44
Washington - Os credores da Grécia, FMI, União Europeia e BCE (troika) anunciaram este domingo (29/9) uma pausa nas negociações com o país sobre o desbloqueio de uma nova parcela da ajuda. "As conversas com Atenas terão uma pausa e devem ser retomadas nas próximas semanas", informou a troika em um comunicado comum, em um momento em que sua equipe se encontra na capital grega para realizar uma nova auditoria às contas do país.

Leia mais notícias em Mundo

Ao final dessa auditoria, os credores da Grécia devem decidir o desbloqueio de uma nova parcela de ajuda, no marco do plano de resgate do país, acordado na primavera (do hemisfério norte) e que se eleva a 170 bilhões de euros. Para explicar esta pausa, a troika evocou razões técnicas e afirmou que as conversas com as autoridades gregas tiveram "bons progressos" na aplicação de medidas econômicas exigidas como contrapartida à ajuda financeira.

Contudo, no passado, essas pausas técnicas foram decretadas pelos credores internacionais antes de importantes bloqueios a Atenas, tendo como plano de fundo crescentes protestos contra as políticas de austeridade exigidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação