Economia

Presidente da Toyota pede mais carros híbridos nos Estados Unidos

Uchiyamada previu que os veículos híbridos desempenhariam um papel mais amplo do que ele pensou na época do desenvolvimento de sistemas de propulsão automotivos

Agência France-Presse
postado em 30/09/2013 19:49
Washington - O presidente da Toyota, Takeshi Uchiyamada, desafiou nesta segunda-feira as empresas automotivas a aumentar as vendas de veículos híbridos nos Estados Unidos, pedindo a eles "uma longa ponte" para os carros do futuro.

"Hoje eu desejo convocar a indústria a vender cinco milhões de híbridos nos Estados Unidos até 2016", disse Uchiyamada, que lançou o Prius, em declarações feitas antes do Clube de Economia de Washington, DC.

Uchiyamada previu que os veículos híbridos desempenhariam um papel mais amplo do que ele pensou na época do desenvolvimento de sistemas de propulsão automotivos.

"É só quando nos colocamos sob o mesmo tipo de pressão intensa que enfrentamos desenvolvendo o Prius que podemos alcançar grandes objetivos. É disso que precisamos. Eu quero que a nossa indústria alcance esta meta", continuou.



Uchiyamada foi o engenheiro-chefe da equipe da Toyota que desenvolveu o Prius, o primeiro carro híbrido elétrico e a gasolina produzido em escala no mundo, lançado em 1997. Ele se tornou presidente da empresa automotora em junho, sucedendo Fujio Cho.

"Algumas pessoas dizem que carros híbridos como o Prius são apenas uma ponte para o futuro. Mas nós achamos que poderia ser uma ponte longa e forte", afirmou Uchiyamada. "Há muito mais ganhos que podemos obter com os híbridos", acrescentou.

Uchiyamada disse estar "particularmente animado" com um projeto da Toyota para desenvolver um novo carro movido a célula de hidrogênio combustível e eliminar algumas das questões dos carros elétricos, como o tempo de recarga e a distância percorrida.

Ele observou que a indústria precisava acelerar para alcançar os ambiciosos padrões de milhagem estabelecidos pelo governo do presidente Barack Obama.

Até março passado, a Toyota tinha vendido cinco milhões de veículos híbridos em todo o mundo, inclusive o Prius. Este veículo alcançou a marca dos três milhões em junho. A Toyota opera 14 fábricas na América do Norte, que produzem 70% de seus veículos vendidos nos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação