Economia

Copa do Mundo e Olimpíadas atraem multinacionais de tecnologia

"O crescimento do país depende de pesados investimentos nessa área e tais desafios representam grandes oportunidades de negócios", afirmou Marcelo Landi, presidente da subsidiária brasileira da Autodesk

postado em 10/10/2013 15:49
As multinacionais de tecnologia aplicada a grandes obras colocaram o Brasil entre os seus alvos principais, atraídos pelos grandes projetos de infraestrutura logística lançados pelo governo e os dedicados à Copa do Mundo e à Olimpíada. "O crescimento do país depende de pesados investimentos nessa área e tais desafios representam grandes oportunidades de negócios", afirmou esta tarde Marcelo Landi, presidente da subsidiária brasileira da Autodesk, líder mundial em sistemas eletrônicos de engenharia. Durante encontro internacional promovido ao longo do dia desta quinta-feira (10/10) pela empresa em São Paulo, executivos presentes destacaram a importância do uso de ferramentas digitais para reduzir custos na concepção e construção de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, com maior previsibilidade de gastos e potenciais problemas graças à rigorosa precisão dos dados.

Walter Souza, diretor da Odebrecht Latininvest, acredita que o uso intensivo da informática na formulação dos projetos e no acompanhamento das obras é uma necessidade crescente, diante da urgência da melhora da infraestrutura brasileira e das demandas jurídicas em torno dos contratos de concessão. Ele lembrou que modalidades como a do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), usados originalmente para os estádios da Copa do Mundo, pressionam ainda mais as empresas contratadas a ter um controle maior sobre o plano e a execução dos projetos. "Adotamos uma metodologia que abrange todo o ciclo da obra, desde a engenharia conceitual até a fase de manutenção", sublinhou.



Para Chris Bradshaw, o vice-presidente mundial da Autodesk, empresa dona do popular programa de desenho industrial Autocad e outra centena de produtos, a indústria mundial está passando por uma mudança dramática a partir de novas tecnologias, sobretudo do uso de aparelhos móveis de acesso à internet e a impressão em três dimensões. "Metade dos brasileiros estão conectados à rede mundial de computadores e um quarto de vocês o faz via smartphones", observou. Pelos seus cálculos, a rapidez para desenvolver produtos ou obras em razão dos recursos mais modernos, com eliminação de etapas de testes e retrabalhos, garantem economias médias de 20%.

*O repórter viajou a convite da Autodesk

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação