Economia

Imagem dos republicanos é abalada após bloqueio orçamentário nos EUA

Cerca de dois terços (63%) dos americanos têm uma opinião negativa do partido opositor, contra 32% com uma opinião favorável

Agência France-Presse
postado em 22/10/2013 10:44
Washington - A imagem do Partido Republicano caiu ao seu nível mais baixo após a crise pelo bloqueio orçamentário nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (22/10). Cerca de dois terços (63%) dos americanos têm uma opinião negativa do partido opositor, contra 32% com uma opinião favorável, um nível jamais alcançado, indicou a pesquisa do Washington Post e ABC News.

O bloqueio orçamentário foi provocado pela intransigência do Tea Party, a ala ultraconservadora do Partido Republicano, que condicionava a aprovação de um orçamento nacional ao desmantelamento da reforma da saúde do presidente Barack Obama, promulgada em 2010. Após 16 dias de paralisia parcial do Estado, o Congresso adotou in extremis na quinta-feira (17/10) um acordo orçamentário e um aumento do limite da dívida do país, o que afastou temporariamente o risco de que a primeira economia do país caísse em um default pela primeira vez na história.



Segundo a pesquisa, apenas um quarto dos americanos têm uma boa opinião do Tea Party após esta crise. Mas o Partido Democrata do presidente Obama não saiu ileso. Seis em cada dez pessoas interrogadas desaprovaram a maneira como os democratas realizaram as negociações orçamentárias e a opinião negativa do partido alcançou um nível recorde de 49%.

Mais da metade dos americanos responsabilizaram os republicanos (53%) pela crise, 29% culparam Obama e 15% disseram que os dois lados eram igualmente responsáveis pelo impasse. A pesquisa foi realizada entre 17 e 20 de outubro com 1.002 pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação