Economia

Argentina recorre à OMC contra barreiras sobre biocombustíveis

Agência France-Presse
postado em 22/10/2013 21:01
Buenos Aires - A Argentina protestará junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) assim que entrar em vigor o pacote de medidas antidumping aprovado pela Europa e que prejudica as exportações de biocombustíveis, informou nesta terça-feira a chancelaria em Buenos Aires.

"A magnitude do prejuízo que causará a medida protecionista para uma indústria que se desenvolveu de maneira dinâmica e inovadora não deixa outra opção que acionar de imediato o Entendimento de Solução de Diferenças (ESD) da OMC, assim que entrar em vigor", destacou a chancelaria argentina.

Os países da União Europeia (UE) decidiram, por "ampla maioria", aprovar a proposta da Comissão para aumentar as tarifas sobre importações do biodiesel produzido na Argentina, informou à AFP em Bruxelas uma fonte ligada ao expediente.

A Comissão Europeia havia proposto a adoção de uma tarifa sobre o biodiesel argentino de entre 22% e 25%, segundo fontes do setor, atendendo a uma queixa de produtores europeus contra as exportações da Argentina.

Nos últimos três anos, as exportações de biodiesel argentino para a União Europeia (UE) foram de 1,5 milhão de toneladas, em média, mas em 2013 não devem superar as 500 mil toneladas, segundo a câmara argentina de indústrias do setor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação