Economia

BCE começará a examinar balanços de 124 bancos da Eurozona

O banco concluirá a análise do sistema bancário em outubro 2014, antes de assumir seu novo papel de supervisor em novembro 2014

Agência France-Presse
postado em 23/10/2013 08:11
Frankfurt Am Main - O Banco Central Europeu (BCE) anunciou que começará a examinar em novembro os balanços de 124 bancos da Eurozona, que terão os resultados conhecidos em um ano, ao mesmo tempo que os testes de resistência da Autoridade Bancária Europeia (EBA). O BCE concluirá a análise do sistema bancário em outubro 2014, antes de assumir seu novo papel de supervisor em novembro 2014, segundo um comunicado da instituição.

[SAIBAMAIS]O exame será feito em cooperação com as autoridades de supervisão nacional e com o apoio de um gabinete de conselho externo, Oliver Wyman. Os bancos serão submetidos a uma "análise exaustiva das" contas, que incluirá o exame dos riscos dos bancos (liquidez, endividamento, financiamento) e uma revisão de todos os tipos de ativos, em 31 de dezembro de 2013.



O procedimento será baseado em um nível de fundos próprios de 8%, composto por um ;ratio; de solvência Tier 1 de 4,5% associado a um colchão de proteção de 2,5%, mais 1% adicional para levar em consideração o risco sistêmico que representam os bancos de importância significativa.

Além das duas etapas, os bancos da Eurozona serão submetidos a novos testes de resistência para determinar sua capacidade para suportar grandes impactos, o que acontecerá em estreita colaboração entre o BCE e a EBA. Os detalhes serão anunciados em breve.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação