Economia

Déficit fiscal dos Estados Unidos cai em outubro a US$91,6 bilhões

A cifra foi de 91,6 bilhões de dólares, o que representa uma queda de 23,7% com relação a outubro do ano passado

Agência France-Presse
postado em 13/11/2013 17:39
O déficit fiscal dos EUA caiu com força em outubro, primeiro mês do exercício fiscal 2014, informou o Departamento do Tesouro nesta quarta-feira (13/11).

A cifra foi de 91,6 bilhões de dólares, o que representa uma queda de 23,7% com relação a outubro do ano passado. A tendência nos últimos meses foi de queda do déficit.



o longo do ano fiscal 2013, encerrado em setembro, o déficit fiscal norte-americano caiu cerca de 38% na comparação anual, a maior queda dos últimos 45 anos, pelo impacto de uma alta dos impostos e de cortes automáticos nos gastos públicos.

A mesma tendência se mantém em outubro. Em um ano, os gastos do Estado federal diminuíram 4,5% ficando em 290,5 bilhões de dólares, em especial pelos setores de defesa (-8%) e educação (-29%).

No mesmo período, as receitas fiscais aumentaram 8% nas cifras anualizadas, a 199 bilhões de dólares, impulsionadas, sobretudo, por uma alta de 14% do arrecadado por impostos às empresas, segundo o Departamento do Tesouro.

Os Estados Unidos acabam de sair de una grave crise orçamentária que paralisou parcialmente a administração por duas semanas na primeira metade de outubro e ameaçou provocar uma suspensão dos pagamentos do país.

Republicanos e democratas retomaram as negociações que devem acontecer até 15 de janeiro para um acordo sobre o financiamento do Estado federal em 2014. Caso contrário, o governo será forçado a realizar cortes maciços de seus gastos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação