Economia

Economia do Japão cresce 0,5% no terceiro trimestre deste ano

Apesar do crescimento ter superado as previsões, que apostavam em 0,4%, ficou abaixo do resultado de 0,9% registrado no trimestre anterior

Agência France-Presse
postado em 14/11/2013 10:39
Tóquio - A economia japonesa cresceu 0,5% no terceiro trimestre de 2013, acima das previsões mais otimistas, e 1,9% em ritmo anual, anunciou o governo nipônico. Apesar do crescimento ter superado as previsões, que apostavam em 0,4%, ficou abaixo do resultado de 0,9% registrado no trimestre anterior. Esta é a quarta alta consecutiva do Produto Interno Bruto (PIB) desde que o Japão retomou o caminho do crescimento no quarto trimestre de 2012.

[SAIBAMAIS]Entre outubro e dezembro de 2012 a economia do Japão avançou 0,1%. No primeiro trimestre de 2013 a economia cresceu 1,1% e no segundo 0,9%. O retorno do crescimento coincidiu com a desvalorização paulatina do iene em relação ao dólar e com a política do novo primeiro-ministro, Shinzo Abe, que manifestou reiteradamente o objetivo de acabar com a deflação que afeta o país há vários anos.



De julho a setembro, o crescimento foi estimulado sobretudo pela demanda interna, em particular um aumento de 6,5% dos investimentos públicos, o que corresponde à execução do plano de recuperação econômica de Abe. Mas as exportações líquidas (exportações menos importações) influenciaram negativamente o crescimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação