Economia

Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, é arrematado por R$ 1,82 bilhão

Prazo de concessão será de 30 anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco anos. Aeroportos do Futuro arremata Galeão por R$ 19 bi

Pedro Rocha Franco, Fernanda Borges/Estado de Minas
postado em 22/11/2013 12:28
Aeroporto de Confins foi arrematado pelo Consórcio AeroBrasil, formado pelas empresas CPC, a operadora suíça Flughafen Zurich AG, que administra o aeroporto de Zurique, e Munich Airport International Beteiligungs GMB

O aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, foi arrematado por R$ 1,82 bilhão pelo Consórcio AeroBrasil, formado pelas empresas Companhia de Participações em Concessões (CPC) com 75%, a operadora suíça Flughafen Zurich AG, que administra o aeroporto de Zurique, com 24% e Munich Airport International Beteiligungs GMB, com 1%.

Já o consórcio Aeroportos do Futuro arrematou a concessão do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, com um lance de R$ 19,018 bilhões. O grupo é formado por Odebrecht TransPort com 60% e a operadora do aeroporto de Cingapura Changi com 40%. Este consórcio também apresentou oferta por Confins de R$ 1,335 bilhão, com ágio de 21,8%. Com o leilão dos aeroportos, o governo arrecadou R$ 20,838 bilhões com o leilão de Galeão e Confins, o que representa um ágio de 251,74% em relação ao mínimo fixado pelo governo.



[SAIBAMAIS]A fase de lances do certame ocorreu na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Confins recebeu três propostas na etapa de lances por escrito, a maior chegou a R$ 1,4 bilhão, feito pelo mesmo consórcio que acabou vencendo o leilão. As empresas do Aerobrasil tiveram, no entanto, que melhorar a proposta para conseguir arrematar o leilão na disputa a viva voz. Já o Galeão recebeu cinco lances na primeira fase do leilão, sendo que a melhor proposta acabou mantida na etapa de lances a viva voz.

O consórcio Aliança Atlântica, deu duas novas propostas durante a última fase do leilão, chegando a oferecer R$ 1,8 bilhão pelo aeroporto. O lance mínimo para o terminal mineiro era de R$ 1,09 bilhão. Para o Galeão, o lance mínimo era de de R$ 4,82 bilhões. Juntos, os dois aeroportos movimentam 14% do total de passageiros do país, 10% da carga e 12% das aeronaves do tráfego aéreo brasileiro. Atualmente, o Galeão movimenta, por ano, cerca de 17,5 milhões de passageiros. O prazo de concessão será 25 anos, podendo ser prorrogado uma vez, por mais cinco anos. Segundo a Anac, a expectativa é que 60 milhões de passageiros utilizem o aeroporto em 2038, ano em que acaba a concessão.

Em relação a Confins prazo de concessão será 30 anos, também com possibilidade de prorrogação por mais cinco anos. Atualmente, o movimento é 10,4 milhões de passageiros por ano, e ao fim da concessão, a expectativa é 43 milhões de passageiros utilizando o aeroporto anualmente.

Entenda

Pelo cronograma, a ata de julgamento, com análise dos documentos de habilitação da empresa vencedora, será publicada em 9 de dezembro. Entre 17 e 23 do mesmo mês, as empresas poderão interpor recursos. Em 17 de março, deverão ser convocadas as empresas para celebração do contrato, mas, de fato, a Infraero só deixará de operar os terminais depois da Copa;2014. (Com Agência Brasil)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação