Economia

Banco Mundial duplica ajuda de emergência para Filipinas por tufão

A instituição vai desbloquear 480 milhões de dólares, que se somarão aos 500 milhões que já foram anunciado

Agência France-Presse
postado em 22/11/2013 14:35
O Banco Mundial anunciou nesta sexta-feira (22/11) que duplicou a ajuda de emergência para as Filipinas, que foi duramente atingida pelo tufão Haiyan, e a elevou a quase 1 bilhão de dólares.

A instituição vai desbloquear 480 milhões de dólares, que se somarão aos 500 milhões que já foram anunciados no início da semana, ante a catástrofe que deixou mais de 5.200 mortos no arquipélago há duas semanas, segundo um comunicado.



"Levando-se em conta a amplitude das necessidades, as operações de auxílio, de restabelecimento e de reconstrução levarão tempo", explicou o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, prometendo o apoio de sua entidade "pelo tempo que for necessário".

Os novos fundos devem permitir financiar imediatamente infraestruturas locais como estradas, escolas e clínicas, declarou o comunicado.

Sem contar com esta nova contribuição do Banco Mundial, as Filipinas receberam até agora de instituições multilaterais 1 bilhão de dólares em ajuda de emergência.

As Nações Unidas, por sua vez, lançaram um apelo aos seus países-membros para arrecadar 301 milhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação