Economia

PIB cai 0,5% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao segundo

O desempenho do PIB entre julho e setembro só não foi pior graças ao consumo das famílias, com incremento de 1%, e do governo, com salto 1,2%

Vicente Nunes
postado em 03/12/2013 09:05
O PIB caiu 0,5% no terceiro trimestre de 2013 em relação ao segundo, um recuo maior que o esperado pelos analistas. A queda foi puxada principalmente pelo setor agropecuário, que registrou um tombo de 3,5% e pelos investimentos, com retração de 2,2%. O desempenho do PIB entre julho e setembro só não foi pior graças ao consumo das famílias, com incremento de 1%, e do governo, com salto 1,2%. A indústria e o setor de serviço apontaram ligeira alta de 0,1% cada. No total o PIB no terceiro trimestre somou 1,2 trilhão de reais.

Em relação ao terceiro trimestre de 2012, o PIB apresentou crescimento de 2,2% graças à indústria, com incremento de 1,9% e aos serviços, com avanço de 2,2%. Já o setor agropecuário tombou 1% em relação a igual período do ano anterior.



Essa variação negativa pode ser explicada, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que não têm safra relevante no terceiro trimestre, como a laranja, cuja produção recuou 14,2%, a mandioca, com queda de 11,3% e o café, com baixa de 6,9%. No acumulado de doze meses, terminado em setembro, o crescimento foi de 2,3%, com altas de 8,1% na agropecuária, 1,2% na indústria e 2,1% nos serviços. No acumulado do ano, o PIB tem alta de 2,4%.

Para os analistas, o fraco resultado do PIB reflete a desconfiança dos investidores em relação à política econômica do governo. No entender dos e economistas, a presidente Dilma Rousseff optou por medidas equivocadas, que minaram a credibilidade do Banco Central. A inflação vem se mantendo sistematicamente próxima ao teto da meta, de 6,5%. As contas públicas estão em franco processo de deterioração e as obras públicas estão empacadas. Pelos projeções do mercado, o quarto trimestre não deverá ser muito diferente. Há o risco de uma nova queda no PIB, o que colocará o Brasil tecnicamente em recessão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação