Economia

Telebras e TIM assinam contrato para troca de fibras ópticas

Segundo as empresas, o acordo vai permitir a oferta de banda larga de alta velocidade no interior das regiões Norte e Nordeste e melhorar as redes no Sudeste

postado em 03/12/2013 18:53

Os presidentes da TIM no Brasil, Rodrigo Abreu, e da Telebrás, Caio Bonilha, anunciam parceria que tem como objetivo expandir os serviços de banda larga de alta velocidade no país

A Telebras e a TIM assinaram nesta terça-feira (3/12) um contrato de troca de infraestrutura que prevê a cessão recíproca de 2,2 mil quilômetros de fibras ópticas de longa distância. Segundo as empresas, o acordo vai permitir a oferta de banda larga de alta velocidade no interior das regiões Norte e Nordeste e melhorar as redes no Sudeste.

[SAIBAMAIS]A TIM vai ceder à Telebras fibras ópticas no linhão que liga Tucuruí, no Pará, a Manaus e Tucuruí a Macapá. A Telebras irá ceder à TIM trechos de fibra óptica em áreas estratégicas das regiões Norte, Sudeste e Nordeste.

O presidente da TIM Brasil, Rodrigo Abreu, destacou que as duas empresas serão beneficiadas com a pareceria. ;A Telebras e a TIM ganham capilaridade. Vamos fazer com que os investimentos sejam otimizados.; O presidente da Telebras, Caio Bonilha, disse que a parceria vai possibilitar a ampliação do Programa Nacional de Banda Larga em locais isolados da Região Norte.



No evento, Rodrigo Abreu ressaltou que a TIM Brasil é estratégica para o grupo Telecom Italia e disse que não existe intenção de venda da empresa. ;Não existe nenhum processo nem formal, nem informal, nem de solicitação, nem de permuta, nem de sondagem para qualquer tipo de venda ou alienação;, disse.

Em setembro, o grupo espanhol Telefônica, dono da Vivo, anunciou um acordo para aumentar sua participação na Telecom Italia, proprietária da TIM Brasil. Na ocasião, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que a Telefônica não poderá ter o controle da Vivo e da TIM no Brasil, porque isso é contra a legislação do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação