Economia

Aumento do custo de vida restringe o poder de compra dos brasileiros

Ainda assim, despesas das famílias evitam resultado pior da atividade

postado em 04/12/2013 08:39
Pedro Dourado com a filha Gabriela: esforço para garantir os presentes de Natal aos parentes sem se endividar

A demanda das famílias por produtos e serviços não garante mais o crescimento econômico do Brasil nem é suficiente para assegurar bons resultados no comércio. Divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre deste ano confirmam os danos provocados pela persistente inflação em 2013, que corroeu o poder de compra dos clientes e o faturamento dos comerciantes. Não à toa, o setor espera um Natal menos eufórico e um ano-novo repleto de incertezas.

[SAIBAMAIS]Embora o consumo das famílias tenha aumentado 1% no trimestre ; os gastos delas somaram R$ 764,9 bilhõe no período ;, em relação aos três meses imediatamente anteriores, o avanço mais tímido desse indicador reforça que a capacidade de endividamento dos brasileiros chegou ao limite. ;Estamos vivendo uma ressaca do consumo, que não para de perder força;, comentou a economista e professora da Fundação Getulio Vargas (FGV) Virene Matesco.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação