Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Desconfiança na economia faz investimento cair no terceiro trimestre do ano Queda de 2,2% na compra de máquinas reflete frustração de empresários com o governo

Paulo Silva Pinto

Rosana Hessel

Publicação: 04/12/2013 08:44 Atualização:



A desconfiança que se espalhou pela economia brasileira fica patente no desempenho dos investimentos no terceiro trimestre do ano. Houve queda de 2,2%, bem mais acentuada do que o resultado negativo de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) como um todo, o que revela a falta de confiança dos empresários nos rumos do país e nas decisões do governo.

Acreditar na saúde da economia é necessário para as decisões de consumo de uma família — se a perspectiva for de perder o emprego, compras podem ser adiadas. No caso do investimento, o grau de confiança exigido é ainda maior. O empresário só resolve comprar máquinas e equipamentos se tiver segurança de que a demanda vai crescer e vislumbrar um horizonte de estabilidade pela frente. No Brasil, porém, isso deixou de acontecer, e uma insatisfação permeia diversas camadas da sociedade, como ficou claro nas manifestações populares de junho.

Leia mais notícias em Economia

O resultado divulgado ontem contrasta com a alta registrada nos três trimestres anteriores. Zeina Latif, sócia da Gibraltar Consulting, disse que, no começo do ano, houve um “falso sinal” de início de um novo ciclo de prosperidade. A produção industrial aumentou, mas isso acabou resultando em elevação de estoques, e os empresários tiveram de se ajustar com corte na produção.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.