Economia

Dilma diz que acordo fechado na OMC é amplamente favorável ao Brasil

Segundo a presidente, os resultados determinam um programa de trabalho para a retomada das negociações de temas da Rodada Doha de interesse do Brasil, como a agricultura.

postado em 09/12/2013 12:09
A presidente Dilma Rousseff comemorou o acordo para facilitação do comércio mundial fechado na 9; Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), encerrada na madrugada de sábado (7/12), horário de Brasília. Segundo ela, os resultados da conferência são amplamente positivos para o Brasil. Foi o primeiro acordo global alcançado desde a criação da OMC, em 1995.

Dilma: as saídas dos impasses globais estão em acordos multilaterais onde todos têm voz
;Os resultados da conferência da OMC são amplamente positivos para o Brasil, pois facilitam o acesso de nossos produtos a mercados em todo o mundo, ao simplificar e desburocratizar procedimentos aduaneiros;, escreveu, nesta segunda-feira (9/12), a presidente Dilma, em sua conta no microblog Twitter.

Segundo Dilma Rousseff, os resultados de Bali, Indonésia, que sediou a conferência, determinam um programa de trabalho para a retomada das negociações de temas da Rodada Doha de interesse do Brasil, como a agricultura. ;As saídas dos impasses globais estão em acordos multilaterais onde todos têm voz, e não na imposição dos mais fortes sobre os mais fracos;, escreveu.



O acordo foi fechado em um momento em que a OMC está sob a direção do diplomata brasileiro Roberto Azevêdo. Segundo a presidente Dilma, o resultado obtido na Conferência de Bali demonstra o acerto da organização ao indicar Azevêdo para dirigi-la.

Com o acordo para facilitação do comércio mundial, a OMC revitaliza sua vertente normativa e reabre o caminho para fortalecer o sistema multilateral de comércio, que estava bloqueado desde a Rodada Doha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação