Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Câmara paraguaia vai avaliar adesão da Venezuela ao Mercosul Na noite de ontem, o Senado do Paraguai aprovou o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul

Agência Brasil

Publicação: 11/12/2013 16:36 Atualização:

Após o Senado do Paraguai aprovar, em sessão extraordinária na noite dessa terça-feira (11/12), o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, o documento será analisado pela Câmara de Deputados. O congresso paraguaio era o único do bloco que ainda impunha resistência à Venezuela que, no entanto, foi incorporada ao bloco no ano passado, em um processo ocorrido durante período em que o Paraguai estava suspenso do Mercosul.

Dos 40 legisladores presentes, 29 votaram a favor, dez contra e um se absteve. O senador colorado e presidente da Comissão de Legislação, Enrique Bacchetta, assinalou que, inicialmente, não se admitia a inclusão da Venezuela ao Mercosul porque durante o governo de Hugo Chávez as instituições daquele país não eram democráticas.

“Agora a situação é diferente porque nas recentes eleições municipais os opositores tiveram 49%, o que permite visualizar que há um regime democrático”, expressou.

A Venezuela foi incorporada ao Mercosul no ano passado após um processo que levou seis anos porque houve resistência de parlamentares no Paraguai e no Brasil.

Leia mais notícias em Economia

O Brasil aprovou a entrada dos venezuelanos ao grupo e, à época da incorporação, os paraguaios estavam suspensos do bloco. No final de agosto do ano passado, quando a Venezuela já fazia parte do Mercosul, o então presidente do Paraguai Federico Franco disse que a decisão tomada, sem a chancela do país, era irregular.

O Paraguai foi suspenso do Mercosul porque os líderes do bloco concluíram que o processo de destituição do poder do então chefe de Estado paraguaio Fernando Lugo não seguiu os preceitos democráticos.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.