Economia

Mercosul: Venezuela agradece Paraguai por 'boa vontade' em aprovar ingresso

Desde julho passado, o Estado venezuelano exerce a presidência interina do bloco, o que, na época, foi rejeitado pelo Paraguai

Agência France-Presse
postado em 11/12/2013 19:08
O chanceler venezuelano, Elías Jaua, agradeceu nesta quarta-feira (11/12) ao Senado e ao governo do Paraguai por sua "boa vontade" em aprovar o ingresso da Venezuela no Mercosul.

Desde julho passado, o Estado venezuelano exerce a presidência interina do bloco, o que, na época, foi rejeitado pelo Paraguai.

"Muito agradecido aos esforços feitos pelo presidente (Horacio) Cartes, por seu governo e também às forças representadas no Parlamento por terem aprovado o protocolo de entrada da Venezuela ao Mercosul", disse Jaua, em entrevista coletiva.

O ministro disse ainda que o governo da Venezuela está "muito feliz" em poder concluir sua presidência pró-tempore do bloco comercial com "todos os membros no pleno exercício de suas funções" e manifestou seu desejo de que Cartes assista à cúpula do Mercosul, em Caracas, em 17 de janeiro.



O Paraguai era o único país do bloco que ainda não havia aprovado no Legislativo o ingresso da Venezuela no Mercosul.

A oposição paraguaia alega que Cartes foi pressionado por Brasil e Argentina para resolver a situação da Venezuela em troca do perdão de US$ 300 milhões de uma dívida originada em compras de combustíveis e investimentos de infraestrutura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação