Economia
  • (2) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Projeção coloca crescimento do Brasil entre os piores da América Latina País crescerá 2,4% neste ano e 2,6% em 2014. Projeções estão entre as piores da América Latina, à frente apenas de El Salvador e Venezuela

Simone Kafruni

Publicação: 12/12/2013 06:00 Atualização:

Para Mussi, economia brasileira sentiu fortemente a crise internacional (Viola Júnior/Esp. CB/D.A Press - 22/3/13 )
Para Mussi, economia brasileira sentiu fortemente a crise internacional

O Brasil terá um dos piores índices de crescimento entre os países da América Latina este ano e no próximo. Em 2013, o México engrossa a lista dos lanternas, mas sobe várias posições na estimativa para 2014. O pífio desempenho brasileiro fica à frente apenas de El Salvador e Venezuela. As projeções, divulgadas ontem pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) no seu relatório anual, apontam que a economia da região terá expansão de 2,6% este ano e de 3,2% em 2014, enquanto, no país, o avanço será de 2,4% e 2,6%, respectivamente.

Para a Cepal, o menor dinamismo da demanda externa, a maior volatilidade financeira internacional e a queda no consumo foram os fatores que levaram ao desempenho mais modesto da atividade em 2013 na América Latina e no Caribe. Para o próximo ano, a entidade espera que um cenário global mais favorável contribua para aumentar a demanda e, portanto, as exportações da região.

Na avaliação do diretor da entidade no país, Carlos Mussi, a economia nacional é mais complexa e por isso está entre as piores taxas de expansão. “O mercado brasileiro é gigantesco comparado aos outros. O Brasil e o México, que também é grande, são economias mais integradas ao cenário global, portanto, se ressentiram com o quadro internacional de demanda desaquecida e sofreram um impacto negativo maior”, explicou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.
Tags:

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: marcelo mexicano
crise o que!?, o governo gasta demais e gasta mal, não investe, faltam estradas, portos e ferrovias | Denuncie |

Autor: MARCELO MASCARENHAS
Para o Ministro Mantega o crescimento é VIGOROSO. Será?... | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.