Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Exportação: safra de grãos cresce e expõe gargalos do Governo Governo divulga ações para melhorar o transporte de cargas, mas efeitos não virão a curto prazo. A maior preocupação é com o congestionamento do Porto de Santos, o maior do país

Diego Amorim

Publicação: 12/12/2013 08:50 Atualização:

Exportação de grãos deve saltar de 90 para 105 milhões de toneladas. Segundo o Ministério da Agricultura, dificuldade de escoamento é 'problema bom' (Cadu Gomes/CB/D.A Press)
Exportação de grãos deve saltar de 90 para 105 milhões de toneladas. Segundo o Ministério da Agricultura, dificuldade de escoamento é "problema bom"

O escoamento da produção agrícola brasileira continuará esbarrando nos gargalos de infraestrutura em 2014, apesar de todo o esforço do governo para tentar resolver o problema. A exportação de grãos deve pular de 90 milhões para 105 milhões de toneladas, segundo estimativa do Ministério da Agricultura. O aumento de 16% intensificará o movimento de cargas em estradas, ferrovias e portos e, ao mesmo tempo, deixará ainda mais claro o imbróglio que o país vive na área de logística.

Ciente da força do agronegócio e do peso do setor na economia, o governo federal divulgou ontem uma lista de ações para facilitar o escoamento de grãos. A maioria das medidas, como duplicação de estradas e ampliação de linhas férreas, não mudará a situação de imediato, embora seja considerada importante. “A dificuldade no escoamento é um problema bom, sinal de que a produção está aumentando”, tentou amenizar o ministro da Agricultura, Antônio Andrade.

Leia mais notícias em Economia

As atenções do governo estão voltadas, principalmente, para o Porto de Santos, o maior do país, responsável pela exportação de 24 milhões de toneladas de grãos por ano. Um novo sistema, que será implantado a partir de janeiro, pretende coordenar melhor a chegada dos caminhões aos terminais de embarque — são, em média, 12 mil por dia. “Quem não agendar não vai entrar no porto”, reforçou o ministro da Secretaria de Portos, Antônio Henrique da Silveira.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.