Economia

Companhia American Airlines compra 90 jatos da Embraer e da Bombardier

A Bombardier avalia o acordo em 1,42 bilhão de dólares e a Embraer, em 2,5 bilhões. A American também mantém opções para comprar 40 CJR900s adicionais e 90 E175s

Agência France-Presse
postado em 12/12/2013 20:54
Washington - A American Airlines inaugurou seu novo status de maior companhia aérea do mundo nesta quinta-feira (12/12) com uma grande compra de 3,9 bilhões de dólares em jatos regionais da brasileira Embraer e da canadense Bombardier. Três dias depois de completar sua fusão com a US Airways, a nova American anunciou acordos para comprar 30 aeronaves CRJ CRJ900 NextGen da Bombardier e 60 Embraer E175s.

A Bombardier avalia o acordo em 1,42 bilhão de dólares e a Embraer, em 2,5 bilhões. A American também mantém opções para comprar 40 CJR900s adicionais e 90 E175s. "Com esta ordem, a American Airlines se transforma no primeiro cliente a se beneficiar das últimas melhoras realizadas ao birreator regional CRJ900 NextGen", com reduções sobre os custos de exploração da aeronave que podem chegar a 5,5% em relação aos aviões da geração anterior, considerou a Bombardier em seu comunicado.



De acordo com a Embraer, a entrega do primeiro avião ocorrerá no primeiro trimestre de 2015. Incluindo este último pedido da AA, o grupo brasileiro Embraer, terceiro fabricante de aviões comerciais do mundo, atrás do norte-americano Boeing e o europeu Airbus, anunciou que recebeu ordens e opções de mais de 700 E-jets pelas companhias aéreas norte-americanas este ano.

"Estamos muito felizes com este pedido memorável da American Airlines, uma das companhias aéreas mais respeitadas e renomadas em todo o mundo (...) É o avião de 76 lugares mais eficiente em consumo de combustível, de menor custo operacional e mais cômodo que há no mercado", disse Paulo Cesar Silva, presidente da divisão de aviação comercial da Embraer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação