Economia

Crescimento do mercado de TI atrai para o Brasil investimentos de gigantes

O presidente da Microsoft do Brasil, Mariano de Beer, demonstra otimismo com o país, apesar do crescimento inferior à média dos emergentes, da América Latina e do resto do mundo

Simone Kafruni, Rosana Hessel
postado em 15/12/2013 06:00
A desconfiança dos investidores no Brasil passa ao largo do setor de tecnologia. Gigantes mundiais como Microsoft, Samsung, Cisco Systems e o fundo de investimento do multimilionário húngaro-americano George Soros anunciaram a injeção de milhões de dólares no país nos últimos meses, de olho no mercado brasileiro, hoje o sexto do mundo, com taxas de crescimento bem acima da média. Neste ano, o segmento deve avançar 13%, ante os 2,4% projetados para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O ritmo acelerado é consequência da invasão da Tecnologia da Informação (TI) em todas as áreas, desde dispositivos pessoais, como smartphones e tablets, até soluções para grandes corporações, afirma o presidente do Sindicato das Indústrias de Informação e Comunicação do Distrito Federal (DF), Jeovani Salomão. ;Nosso mercado passou de sétimo para sexto maior do planeta. Por isso, as gigantes do setor estão investindo aqui, muito mais do que as empresas nacionais no seu próprio negócio;, observa.

No início deste mês, a Microsoft anunciou o novo datacenter da plataforma de serviços Windows Azure, voltada para a infraestrutura de computação em nuvem da companhia em São Paulo, com operação prevista para o primeiro semestre de 2014. Esse é um dos carros-chefes dos negócios da gigante norte-americana na área de serviços e vem registrando crescimento duas vezes acima da média de mercado. A empresa não revela quanto vai aplicar no Brasil, mas os investimentos mundiais na tecnologia somam US$ 1 bilhão.

O presidente da Microsoft do Brasil, Mariano de Beer, demonstra otimismo com o país, apesar do crescimento inferior à média dos emergentes, da América Latina e do resto do mundo. ;Estamos pensando a longo prazo. O mercado brasileiro será um dos maiores na área de tecnologia da informação. Para a Microsoft, já é um dos 10 principais;, revela.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação