Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Três municípios geraram 20% do Produto Interno Bruto no país em 2011 São Paulo liderou, seguido por Rio de Janeiro e Brasília

Publicação: 17/12/2013 10:51 Atualização: 17/12/2013 10:59

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta terça-feira (17/12), os dados do Produto Interno Bruto (PIB), dos municípios em 2011. Apenas três deles, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, foram responsáveis por um quinto do PIB brasileiro em 2011, o equivalente a 20,6%.

Leia mais notícias em Economia

São Paulo liderou, seguido por Rio de Janeiro e Brasília. Se consideradas Curitiba, Belo Horizonte e Manaus, apenas seis cidades respondem por um quarto do PIB nacional.

Entenda
Quanto menor for o PIB potencial de um país, maiores são as chances de a economia entrar em um constante descompasso. A principal característica desse quadro é a inflação mais alta. Para analistas, foi exatamente isso o que aconteceu nos últimos anos no Brasil, após diversas medidas governamentais estimularem o consumo sem que houvesse uma contrapartida efetiva de mais oferta de produtos e serviços. Não à toa, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) já está há quatro anos acima do centro da meta perseguida pelo BC, de 4,5%, com tolerância de dois pontos para baixo ou para cima. E, nas contas da própria autoridade monetária, a carestia continuará a não dar trégua pelo menos até o terceiro trimestre de 2015.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.