Economia

Três municípios geraram 20% do Produto Interno Bruto no país em 2011

São Paulo liderou, seguido por Rio de Janeiro e Brasília

postado em 17/12/2013 10:51
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta terça-feira (17/12), os dados do Produto Interno Bruto (PIB), dos municípios em 2011. Apenas três deles, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, foram responsáveis por um quinto do PIB brasileiro em 2011, o equivalente a 20,6%.



São Paulo liderou, seguido por Rio de Janeiro e Brasília. Se consideradas Curitiba, Belo Horizonte e Manaus, apenas seis cidades respondem por um quarto do PIB nacional.

Entenda
Quanto menor for o PIB potencial de um país, maiores são as chances de a economia entrar em um constante descompasso. A principal característica desse quadro é a inflação mais alta. Para analistas, foi exatamente isso o que aconteceu nos últimos anos no Brasil, após diversas medidas governamentais estimularem o consumo sem que houvesse uma contrapartida efetiva de mais oferta de produtos e serviços. Não à toa, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) já está há quatro anos acima do centro da meta perseguida pelo BC, de 4,5%, com tolerância de dois pontos para baixo ou para cima. E, nas contas da própria autoridade monetária, a carestia continuará a não dar trégua pelo menos até o terceiro trimestre de 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação