Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

CNC prevê queda de 6,1% no consumo de bens e serviços em 2013 Na comparação anual, caíram todos os indicadores que medem a Intenção de Consumo das Famílias (ICF)

Agência Brasil

Publicação: 17/12/2013 11:10 Atualização:

Rio de Janeiro- As famílias brasileiras devem gastar menos este Natal, prevê a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A CNC divulgou nesta terça-feira (17/12) previsão de queda de 6,1% nas vendas em 2013 em relação ao ano passado. Na comparação com novembro, o índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias subiu 0,9%.

De acordo com a CNC, as famílias estão menos otimistas este Natal. Devem deixar de comprar preocupadas com aumento do custo do crédito e da inflação. Crescimento menor do salários também contribui para redução da projeção de compras, acrescentou a Divisão Econômica da CNC.

Na comparação anual, caíram todos os indicadores que medem a Intenção de Consumo das Famílias (ICF). Os maiores recuos foram na intenção de comprar a prazo (11,9%), bens duráveis (11,5%) e em relação à perspectiva profissional (6,1%). Também diminuiu índice de consumo atual (6%).

Leia mais notícias em Economia

De acordo com a CNC, o recuo no item que mede a compra de bens duráveiks revela, na prática, a dificuldade de conseguir empréstimo para comprar itens como geladeira e fogões, além da ausência de medidas de estímulo, como em 2012.

Ano passado, o governo reduziu o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), para tentar alavancar o consumo. Entre eles, estavam itens da linha branca, como os fogões e as geladeiras.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.