Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Para Ipea, perspectivas para aumento do investimento "são menos favoráveis" Já a previsão de crescimento do PIB brasileiro neste ano é parecida com a do ministro da Fazenda

Rosana Hessel

Publicação: 19/12/2013 12:28 Atualização:

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê um cenário "menos favorável" para o crescimento dos investimentos no mercado brasileiro. Essa é uma das perspectivas da Carta de Conjuntura da instituição e que foi divulgada nesta quinta-feira (19/12), no Rio de Janeiro.

Entre os principais motivos para essa avaliação de cenário mais realista e bem menos otimista do o governo da presidente Dilma Rousseff, estão: o aumento da taxa de juros, a queda do índice de confiança do setor industrial que desde junho encontra-se pessimista, a redução do nível de utilização da capacidade instalada, o aumento do nível dos estoques e a desvalorização do real que encarece a importação de máquinas e equipamentos para as fábricas. Apesar do crescimento do investimento nos dois primeiros trimestres do ano, a taxa Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) recuou 2,2% no terceiro trimestre, e isso contribui para essa preocupação.

Leia mais notícias em Economia

Em relação à recuperação da economia mundial, os economistas do Ipea afirmam na Carta que “persistem grandes riscos” para o setor externo, entre eles, a falta de perspectiva de aumento nos preços das commodities e as fragilidades da América Latina, que podem prejudicar as exportações de manufaturados do Brasil.

Já a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano é parecida com a do ministro da Fazenda, Guido Mantega: de alta de 2,5%. Para 2014, o instituto prevê a mesma taxa de expansão. Esse indicador, no entanto, está abaixo da média de avanço da economia latino-americana, que deve ser de 2,7%, neste ano, e de 3,1%, no próximo.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.