Economia

Mantega: Mercados estão reagindo bem ao novo programa do Fed

Mantega considera que o preço atual do dólar já absorveu a expectativa do mercado em relação à mudança da política monetária dos EUA

Rosana Hessel
postado em 19/12/2013 12:35
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considera a mudança da política de estímulos do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), anunciada ontem, é positiva para o Brasil e que o dólar daqui para frente vai ser menos volátil no futuro. O BC norte-americano reduziu os estímulos mensais na economia global de US$ 85 bilhões para US$ 75 bilhões.

;O programa do Fed de reduzir os estímulos é muito positivo porque ele é gradual e vai afetar menos (o câmbio). Vai produzir menos volatilidade;, disse o ministro nesta quinta-feira ao entrar em seu gabinete. "Para o Brasil é bom. Para o mundo é bom. Os mercados estão reagindo bem;, afirmou.

Mantega considera que o preço atual do dólar já absorveu a expectativa do mercado em relação à mudança da política monetária dos EUA. ;É claro que sempre tem alguma oscilação, alguma flutuação, mas notamos que já estava no preço daquilo que os mercados estavam achando. Então isso vai diminuir a expectativa de volatilidade cambial no futuro;, completou.



Questionado sobre uma possível mudança na Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o ministro disse: "não sei". Em relação à alta 0,75% da prévia da inflação oficial em dezembro e que, em doze meses, chegou a 5,85%, acima do aumento de 5,84% registrado em todo o ano de 2012, Mantega não disse uma palavra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação