Economia

Dinheiro de plástico torna-se vilão se a fatura fugir do controle

Vantagens do cartão só com muito cuidado

Simone Kafruni
postado em 22/12/2013 07:45
Às vésperas do Natal, o impulso para comprar presentes ou os itens que faltam para as festas de fim de ano atinge o ponto máximo. É hora de ter cuidado redobrado com as finanças pessoais e aproveitar as vantagens dos pagamentos à vista ou do uso correto do cartão de crédito, com parcelamento sem juros e garantia de pagamento em dia das faturas. A primeira dica é muito clara e deve ser seguida à risca: nunca entrar no rotativo. Os juros são os mais altos do mercado e a bola de neve pode se tornar impagável, levando à inadimplência e ao nome sujo nos cadastros de crédito.

Não há dúvidas de que o cartão de crédito existe para facilitar o consumo, mas as letras pequenas no contrato, a cobrança de tarifas e o uso de modo descontrolado podem torná-lo um vilão. Entre as muitas vantagens estão a possibilidade de jogar para frente o pagamento e concentrar os gastos realizados durante o mês em uma só conta, explica Pedro Moraes, planejador financeiro com diploma do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). O cartão também permite parcelar a compra. Ou seja, se o consumidor deseja um produto muito caro e não tem o valor suficiente, pode ;passar no cartão; e dividir o valor total em parcelas, que serão cobradas nas faturas mensais.

Mas é importante ressaltar que parcelar valores pequenos não é uma prática recomendada. ;Isso cria a impressão de que o gasto foi menor e deixa margem para realização de mais compras, quando na verdade o consumidor está comprometendo a capacidade futura de pagamentos;, orienta a economista Ione Amorim, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação