Economia

Inflação e juros em alta deixam consumidores cautelosos em compras de Natal

Neste ano, pesquisar muito os preços antes de comprar virou regra.

Rosana Hessel
postado em 22/12/2013 10:05
Neste ano, pesquisar muito os preços antes de comprar virou regra.

O consumidor brasileiro está cada vez mais cuidadoso com o bolso nas compras de presentes de Natal. Neste ano, pesquisar muito os preços antes de comprar virou regra. Para a diarista Valéria Dantas da Silva, 37 anos, o esforço foi recompensado. Ela saiu do shopping center feliz da vida com a caixa de sua nova tevê de 32 polegadas. ;Comprei para o meu filho poder jogar o videogame que eu dei para ele;, diz sorrindo. ;Fui a várias lojas e achei uma ótima promoção;, acrescenta.

Valéria, como a maioria dos consumidores brasileiros, não quer saber de dívidas em 2013. ;Paguei tudo à vista. Não quero comprar em prestações a perder de vista nem no cartão;, afirmou. O mesmo fez a enfermeira aposentada Ivonete Macedo, 63 anos. Ela evita fazer as compras de Natal com essa modalidade de pagamento. ;Eu gosto de usar o cartão para acumular pontos nos programas de milhagem. Mas não o utilizo nas compras de fim de ano para não perder o controle. Uso só dinheiro vivo;, explica.



A aposentada escolheu 15 pessoas da família para presentear, incluindo as três filhas e seis netos. Gastou em média de R$ 300 por presente. Usou praticamente todo o rendimento de um mês, mas para não se endividar, foi comprando os presentes aos poucos. ;Comecei com uma parte da lista em novembro e agora estou finalizando os últimos nomes. Talvez consiga acrescentar mais alguns agregados;, diz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação