Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Inflação e juros em alta deixam consumidores cautelosos em compras de Natal Neste ano, pesquisar muito os preços antes de comprar virou regra.

Rosana Hessel

Publicação: 22/12/2013 10:05 Atualização:

 (Ed Alves/CB/D.A Press)


O consumidor brasileiro está cada vez mais cuidadoso com o bolso nas compras de presentes de Natal. Neste ano, pesquisar muito os preços antes de comprar virou regra. Para a diarista Valéria Dantas da Silva, 37 anos, o esforço foi recompensado. Ela saiu do shopping center feliz da vida com a caixa de sua nova tevê de 32 polegadas. “Comprei para o meu filho poder jogar o videogame que eu dei para ele”, diz sorrindo. “Fui a várias lojas e achei uma ótima promoção”, acrescenta.

Valéria, como a maioria dos consumidores brasileiros, não quer saber de dívidas em 2013. “Paguei tudo à vista. Não quero comprar em prestações a perder de vista nem no cartão”, afirmou. O mesmo fez a enfermeira aposentada Ivonete Macedo, 63 anos. Ela evita fazer as compras de Natal com essa modalidade de pagamento. “Eu gosto de usar o cartão para acumular pontos nos programas de milhagem. Mas não o utilizo nas compras de fim de ano para não perder o controle. Uso só dinheiro vivo”, explica.

Leia mais notícias de Economia

A aposentada escolheu 15 pessoas da família para presentear, incluindo as três filhas e seis netos. Gastou em média de R$ 300 por presente. Usou praticamente todo o rendimento de um mês, mas para não se endividar, foi comprando os presentes aos poucos. “Comecei com uma parte da lista em novembro e agora estou finalizando os últimos nomes. Talvez consiga acrescentar mais alguns agregados”, diz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.