Economia

Trabalhador poderá receber o salário até por smartphone

Bancos e empresas não financeiras serão autorizadas pelo Banco Central a operar com sistema de pagamento de até R$ 1,5 mil por mês. O objetivo é ampliar a concorrência no mercado, derrubar as tarifas e reduzir a quantidade de dinheiro vivo em circulação

postado em 26/12/2013 06:04
Na guerra das tarifas bancárias, o consumidor ganhou uma ajuda de peso: o Banco Central (BC). Para estimular as instituições financeiras a reduzirem os custos de contas-correntes e de cartões de crédito e de débito, a autoridade monetária decidiu apostar as fichas no projeto de popularização das contas de pagamento, sistema que a ser oferecido por empresas não financeiras. A partir de maio, os trabalhadores poderão receber até o salário por meio do celular e usar o dinheiro para quitar faturas ou fazer compras em lojas e supermercados.

Num primeiro momento, os depósitos realizados pelo empregador poderão chegar a, no máximo, R$ 1,5 mil por mês. A meta é favorecer, sobretudo, a parcela de trabalhadores sem acesso a serviços financeiros, que hoje chega a 42% da população adulta. Nos modelos atuais, custa caro ter conta em banco ou manter cartões. ;Como quase todo mundo no país tem um celular ; são mais de 250 milhões de linhas habilitadas ;, serviços hoje restritos aos bancos serão ofertados por outras empresas de forma muito simples, a um custo bem baixo;, disse um técnico da equipe econômica envolvido com o assunto.

Sem burocracia
O governo entende que, para ser viável, a conta de pagamentos terá de atender um conjunto de regras. Primeiro, ser acessível até mesmo nas regiões mais pobres e longínquas do país ; algo possível via rede de telefonia celular. Segundo, ser desburocratizada e de fácil manejo. Assim, serão exigidos do titular dessa conta apenas o nome e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O BC percebeu que para forçar a queda das tarifas bancárias e dos cartões era preciso estimular a concorrência. Por isso, a inclusão de novos participantes no mercado. As empresas não financeiras ficarão impedidas, porém, de atuar como bancos. Não poderão, por exemplo, conceder crédito ou movimentar os valores dos clientes. ;Só pelo fato de o cidadão receber o salário dele em uma conta que pode ser movimentada por celular, o sistema financeiro tradicional terá de rever os custos que impõe à clientela. E isso passa, inclusive, por juros menores;, assinalou um técnico do BC.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação