Economia
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Com privatização da BR-040, viagem de Brasília ao Rio custará R$ 43,50 Resultado da licitação da rodovia federal que liga a capital do país a Juiz de Fora, em Minas Gerais, é comemorado pelo governo petista, antes um crítico ferrenho dos processos de privatização. Trecho terá 11 postos de pedágio.

Sílvio Ribas

Publicação: 28/12/2013 07:04 Atualização: 28/12/2013 07:18

O governo completou ontem uma série de cinco licitações de rodovias federais das nove previstas para 2013. Com um desconto de 61,13% no valor máximo do pedágio autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Invepar arrematou os quase mil quilômetros da BR-040 entre o Distrito Federal e Juiz de Fora (MG), passando por Goiás. A empresa formada pela construtora OAS e pelos maiores fundos de pensão estatais venceu o mais disputado leilão rodoviário na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa).

O governo petista, que sempre criticou as privatizações, comemorou o interesse da iniciativa privada. De acordo com a presidente Dilma Rousseff, o resultado foi “uma notícia fundamental para Minas e para o Brasil”. A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também aplaudiu. “Todos os pedágios estão abaixo de R$ 5 e os investimentos serão concentrados em cinco anos”, disse. “Queremos destravar a confiança das empresas. O atual processo de concessões inova ao estabelecer no contrato prazo de cinco anos para a duplicação das estradas e um horizonte desafiador”, comentou o ministro dos Transportes, César Borges.

As reações animadas das autoridades refletem o alívio do Planalto em conseguir fazer andar o plano de atração de investimento privado para melhorar a já saturada infraestrutura de transportes. Ao contrário de outras modalidades de concessões, nas quais a desconfiança dos investidores com a segurança jurídica é o maior fator de desestímulo, no caso das rodovias, a reclamação estava na taxa de retorno, agora acima de 7%.

Eixo estratégico
O vencedor do certame de ontem apresentou proposta de pedágio de R$ 3,22 para cada 100Km ante os R$ 8,29 máximos fixados pelo edital. O segundo colocado pediu R$ 1,37 a mais. A Invepar, que já administra o Aeroporto de Guarulhos (SP), vai implantar 11 praças de cobrança ao longo dos 936,8 quilômetros desde Brasília, no entroncamento com a BR-251, até Juiz de Fora, cruzando Belo Horizonte. A primeira será em Cristalina (GO) e as demais nos municípios mineiros de Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, Canoeiras, Felixlândia, Curvelo, Sete Lagoas, Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Juiz de Fora.

A concessionária terá direito a explorar a rodovia por 30 anos e, em contrapartida, deverá fazer investimentos de R$ 7,4 bilhões, incluindo a duplicação de 714Km, além de R$ 3,3 bilhões em melhorias — como a construção de passarelas e postos médicos —, além de conservação das pistas e gastos operacionais. O elevado potencial deve-se, na prática, ao fato de o trecho ligar três capitais, ao prosseguir até a cidade do Rio de Janeiro na mesma BR-040, a partir de Juiz de Fora, ao longo dos 180,4 quilômetros administrados desde 1996 pela Concer. O motorista de um carro de passeio desembolsaria hoje R$ 43,50, em valores de pedágio de Brasília ao Rio. Valor ainda considerado alto por motoristas que se queixam do acúmulo desses custos com o já alto IPVA.

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Esta matéria tem: (22) comentários

Autor: JAILSON SA
Se derem para eles venderem a mãe deles vendem. Vi falar que ir para casa em Valparaiso-Go deve custar mais de 6 reais, que vai ter barreias em Val ou Santa Maria é isso PT? meus pesames ANTT, vcs nunca fizeram nada pelo entorno. | Denuncie |

Autor: Ed Costa
O Batalhão de Engenharia do Exército tem condições de duplicar esta rodovia, arrecadaria com o pedágio e com esse dinheiro investiria no exército que está praticamente falido e sucateado. Tá ai a sugestão. | Denuncie |

Autor: hacker pt
Brasil sendo todo privatizado. Quem te viu, quem te vê. | Denuncie |

Autor: Leonardo Victor
Viva as PRIVATIZAÇOES !!! | Denuncie |

Autor: Julio Cesar Reis Junior
O custo de vida está cada vez mais alto. O poder aquisitivo menor e as dívidas só aumentando. O brasileiro iludido acha que as coisas melhoraram e que a pobreza diminuiu. Em breve, voltaremos aos sufocos passados na Era Sarney e Collor. | Denuncie |

Autor: Julio Cesar Reis Junior
Estamos cansados de saber que o discurso do PT, antes de tomar o controle, era apenas uma questão de oposição. Subindo ao poder, o objetivo passou a ser o enriquecimento por meio da antiga estratégia de oferecer "pão e circo" ao povo ignorante. As pessoas caem, não é mesmo? | Denuncie |

Autor: José Araújo
E os impostos que são cobrados na Gasolina e IPVA que são para recuperar rodovias vão deixar de existir? | Denuncie |

Autor: wagner
As estradas que o exército está construindo no nordeste são melhores e mais baratas para o governo. porque ele não divulga isso? | Denuncie |

Autor: joaquim pereira
O PT foi uma ótima oposição, agora se mostra um péssimo governo. PT nunca mais. | Denuncie |

Autor: Anilton Moccio
Manda essa Invepar administrar as rodovias de São Paulo, os valores em SP são 4 vezes maiores, no mínimo, e olha que a arrecadação é extraordinária, é só ver os noticiários para ver o que tem de veículos. | Denuncie |

Autor: jorge lima
...Todos nós temos o direito de mudar de opinião. E que bom que mudaram. Sou a favor dos pedágios. Os pedágios humanizam mais as rodovias. E isso é muito bom. | Denuncie |

Autor: Luis Oliveira
Acho que vou criar o PH partido dos honestos para fazer frente ao pt, dem, pc do b, entre outros que não têm nada haver com seus nomes. | Denuncie |

Autor: Luis Oliveira
Poderia deduzir o custo do pedágio no ipva. O governo dá um jeitinho dos empresários ganharem dindin e de quebra fica livre de gastos. | Denuncie |

Autor: Jose Carlos lopo Paiva
Muito bom, o estouro de 01 pneu custa 6 ou 7 vezes este valor. Pena que o Governo tenha demorado tanto para tomar a decisão de privatizar, acho que faltou coragem mas agora acertou. | Denuncie |

Autor: Wilson Miranda
Pedagio caro é que se paga passando por Sapezal - MT R$ 30,00 por 35 km (veiculo passeio) cobrado pelos indios que estao lá com 4 a 5 hilux ou S10. Tudo legalizado na base da espingarda e do fuzil, se nao paga tomam teu caro. Pior em momentos de raiva aum entam o valor do pedagio e nada acontece.... | Denuncie |

Autor: Rondinele Rondinele
Tudo aquilo que o governo não consegue gerenciar, fica mais fácil privatizar, afinal de contas alguém sai sempre levando alguma coisa. País chamado Brasil. | Denuncie |

Autor: danie rodrigues cruz
QUEM DE FATO MELHOROU AS TELECOMUNICAÇÕES FOI O GOVERNO LULA.POIS, NO GOVERNO DE FHC O BRASIL FICOU NAS MÃOS DAS OPERADORAS E ERA TÃO CARO FALAR AO CELULAR QUE UM APARELHO ERA MAIS BARATO DO QUE ADICIONAR CRÉDITOS.DOAÇÃO TOTAL DO PATRIMÔNIO DO POVO AOS AMIGOS BILIONÁRIOS.PSDB NEVER,NUNCA E JAMAIS. | Denuncie |

Autor: Wilson Miranda
No Paraná para percorrer 350 km o valor é de exatos 43,50 hoje, o que é carris imo. Quando vencer esta concessão terão que baixar para o percurso para algo em torno de 13,00 a 15,00, E ainda terao que duplicar boa parte de rodovia. A br040 nao foi privatizada segundo o PT, apenas cobra pedagio | Denuncie |

Autor: André Lago
Como faço pra abater esse valor dos impostos que eu pago justamente para ter esse benefício? | Denuncie |

Autor: Cristiano Santos
Obrigado, Dilma. Lembrarei disso em outubro. | Denuncie |

Autor: fábio teixeira teixeira
ótimo! não tem problema desde que as estradas prestem! | Denuncie |

Autor: Rafael Oliveira
Isso só roubar o dinheiro do povo | Denuncie |

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