Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Europa central e oriental não tem pressa para entrar na Eurozona Países como Polônia ou República Tcheca consideram mais vantajoso conservar suas moedas nacionais por um certo tempo

France Presse

Publicação: 28/12/2013 10:51 Atualização:

Riga - A Letônia entra no dia 1º de janeiro na Eurozona, sua vizinha Lituânia planeja fazê-lo em 2015, mas os demais países candidatos da Europa central e oriental não têm pressa.

Alguns, como Hungria ou Bulgária, estão longe de cumprir os requisitos. Outros, como Polônia ou República Tcheca, consideram mais vantajoso conservar suas moedas nacionais por um certo tempo.

Segundo o Swedbank, a Lituânia tem muitas chances de alcançar seu objetivo de adesão no dia 1º de janeiro de 2015 e "as possibilidades da Lituânia de respeitar os critérios de Maastricht aumentam". Com uma inflação anual média reduzida a 1,3%, "a hipótese de sua entrada na Eurozona em 2015 é a mais plausível", estima a entidade bancária, ainda mais quando o litas lituano está nivelado com o euro desde 2005, assim como o lats letão.

A Polônia, peso pesado econômico da região, registra um crescimento sólido e espera respeitar em 2015 todos os critérios de Maastricht, mas não tem pressa em adotar o euro. Seu novo ministro das Finanças, Mateusz Szczurek, coloca em xeque as virtudes da divida europeia.

"As supostas vantagens da Eurozona - melhor posicionamento da economia em relação ao acesso ao capital e seu custo vantajoso, estabilidade dos financiamentos estrangeiros - foram mera ficção", afirma.

Leia mais notícias em Mundo

Na República Tcheca, um país que emerge com dificuldade de uma longa recessão, o ministério das Finanças e o Banco Central CNB recomendam não fixar nenhuma data para a adoção do euro.

Segundo o governador do CNB, Miroslav Singer, Praga pode adotar o euro em 2019 e este assunto não figura entre as prioridades da nova coalizão governamental.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.